A receita recorrente mensal (MRR) é uma medida padronizada de receita previsível (recorrente) que uma empresa espera obter mensalmente. Inclui taxas recorrentes, pagamentos mensais resultantes de descontos, cupões e suplementos recorrentes, mas não inclui despesas únicas.
Os cálculos da receita recorrente mensal são utilizados principalmente nos modelos de negócio SaaS e baseados em subscrições.
Tabela de conteúdos
- Porque é que a receita recorrente mensal (MRR) é importante?
- Como melhorar a receita recorrente mensal?
- Benefícios da receita recorrente mensal (MRR)
- Como calcular simplesmente a receita recorrente mensal (MRR)?
- Como calcular os diferentes tipos de receitas mensais recorrentes?
- Cálculo da receita recorrente mensal líquida (MRR)
- Receita Mensal Recorrente Bruta (MRR)
- Receita recorrente mensal (MRR) vs. Receita recorrente anual (ARR)
- Diferença entre Booking e MRR
- MRR em modelos de negócio baseados em subscrição
A Receita Mensal Recorrente (MRR) é uma excelente forma de acompanhar a forma como os diferentes planos de preços e períodos de faturação dos clientes contribuem para o sucesso de uma empresa.
Se as empresas calcularem e acompanharem o MRR, podem prever as receitas recorrentes durante um determinado período e ver o comportamento geral da empresa.
O MRR pode aumentar ou diminuir consoante o mês.
Os novos clientes representam um aumento da MRR, enquanto as descidas e os cancelamentos de subscrições afectam a diminuição.
A desclassificação e o cancelamento de adesões resultam numa redução da MRR - ou perda de receitas mensais.
No entanto, os cancelamentos são muito mais prejudiciais para a empresa do que as descidas de nível.
Após a desativação, com o devido cuidado, o cliente pode voltar a atualizar.
Quando um cliente cancela uma subscrição, é necessário muito mais esforço para o trazer de volta.
O cálculo da receita recorrente mensal pode dar a uma empresa uma visão crucial sobre se a empresa está a crescer ou não.
Porque é que a receita recorrente mensal (MRR) é importante?
O acompanhamento do MRR é importante porque:
- Diz a uma empresa exatamente quanto rendimento pode gerar em cada mês
- Torna mais fácil planear o futuro
- Permite que a sua empresa tome decisões mais inteligentes
- Permite às empresas implementar gestão do crescimento das receitas
- Prevê rotatividade das receitas
- Dá-lhe uma visão sobre Valor do Tempo de Vida do Cliente (CLV)
Como melhorar a receita recorrente mensal?
Se empresas baseadas em subscrições quer aumentar os seus lucros, deve primeiro considerar como aumentar o seu MRR.
Existem várias formas de aumentar as suas receitas mensais:
- Aumentar o preço da subscrição
- Faça upsell aos clientes, oferecendo vários serviços a um preço mais elevado
- Remova um preço "máximo", modelo freemiume variações de preço semelhantes
- Reduza o churn
Benefícios da receita recorrente mensal (MRR)
A principal vantagem do MRR é o facto de fornecer uma visão previsível das receitas às empresas com um fluxo de caixa mensal.
Permite um melhor controlo dos objectivos e das receitas para que as empresas possam gerir mais facilmente o seu orçamento.
Por outras palavras, as empresas podem prever aproximadamente a quantidade de receitas que irão adquirir durante um período específico.
Gestão de receitas mensais recorrentes
Muitas empresas ainda trabalham com tecnologia desactualizada, o que dificulta o cálculo das receitas mensais recorrentes.
Para acompanhar e analisar corretamente o MRR, algumas empresas devem atualizar o seu software de faturação com um que inclua um sistema de gestão de receitas.
Utilizando um sistema baseado na nuvem software de faturação e gestão de receitas como a incorporada no Tridens Monetization é a solução recomendada em termos de custo e tempo de implementação.
Como calcular simplesmente a receita recorrente mensal (MRR)?
Qualquer empresa pode calcular o seu MRR com relativa facilidade.
Tem de multiplicar o número de subscritores mensais pela receita média por utilizador.
Suponha que uma empresa tem 200 clientes que pagam $40 mensalmente pelo serviço.
A fórmula de cálculo da receita recorrente mensal (MRR) é:
Número de subscritores * Taxa de subscrição mensal = MRR
200 * $40 = $8000
Se uma empresa oferecer vários planos de subscrição, pode calcular cada um deles individualmente ou considerar o montante médio facturado.
Por exemplo, 300 clientes que pagam uma média de $20 por mês significam um MRR de $6000.
Número de subscritores * montante médio da subscrição facturada = MRR
300 * $20 = $6000
Como calcular os diferentes tipos de receitas mensais recorrentes?
Embora seja simples de compreender e calcular, existem diferentes tipos de cálculos de receitas mensais recorrentes.
À medida que o seu negócio de subscrição se expande, será fundamental medir não só o seu MRR de nível superior, mas também as razões que contribuem para a mudança no seu MRR em relação aos meses anteriores.
Novos clientes MRR
A MRR de novos clientes é a receita gerada pelos novos clientes adquiridos durante o mês.
Se uma empresa tiver 200 clientes actuais que pagam uma taxa de $40 e 15 novos clientes aderirem, a fórmula de cálculo da MRR dos novos clientes é a seguinte
Número de novos subscritores * Taxa de subscrição mensal = MRR dos novos clientes
15 * $40 = $600
No mês em questão, os novos clientes contribuíram com $600 para a receita mensal total da empresa.
Reativação MRR
Na maioria dos casos, é quase impossível reter todos os clientes.
A MRR de reativação é a receita mensal recorrente proveniente do regresso de clientes anteriores.
Por este motivo, o MRR de reativação é uma métrica incrivelmente satisfatória de seguir.
Basicamente, é a receita obtida com subscrições anteriormente canceladas ou canceladas que foram reactivadas durante o mês.
Para calcular a taxa de rentabilidade da reativação, a empresa tem de somar a taxa de rentabilidade dos clientes que já abandonaram a atividade.
Por exemplo, cinco clientes tinham um plano $40.
Tinham cancelado a sua assinatura no mês passado, mas reactivaram-na este mês.
A fórmula de cálculo do MRR de reativação total é a seguinte
Número de assinantes que regressam * Taxa de subscrição mensal = MRR de reativação
5 * $40 = $200
Os clientes que regressaram geraram $200 em receitas adicionais para esse mês.
Expansão MRR
A taxa de expansão da MRR é uma medida que indica a rapidez com que a receita recorrente mensal (MRR) de uma empresa cresce de mês para mês.
O MRR de expansão não inclui quaisquer receitas provenientes de novos clientes.
O MRR de expansão considera apenas as receitas de actualizações, vendas cruzadas, suplementos e reactivações.
Digamos que uma empresa tinha um MRR de $8000 no início do mês.
No final do mês, o MRR com expansão era de $11.000.
A fórmula de cálculo da MRR de expansão é a seguinte:
Fim do mês MRR - início do mês MRR = Expansão MRR
$11.000 – $8000 = $3000
A taxa MRR de expansão também pode ser expressa como a taxa percentual MRR de expansão:
[(fim do mês - início do mês) / início do mês] x 100 = Taxa percentual de MRR de expansão
[($11.000 – $8000) / $8000] * 100 = 37,5%
Cancelamento ou Churn MRR
O MRR de cancelamento, também designado MRR de churn, é o número de clientes que optam por cancelar uma subscrição todos os meses.
Se uma empresa perder 50 clientes que estavam a pagar $40 por mês, a fórmula de cálculo do Churn MRR é:
Número de subscrições canceladas (churned) * Taxa de subscrição mensal = MRR de reativação
50 * $40 = $2000
Neste caso, $2000 é o valor da receita recorrente mensal que a empresa perdeu com a rotatividade de clientes nesse mês.
Baixa (Contração) MRR
O MRR de desvalorização ou MRR de contração representa a receita mensal que uma empresa perde devido a desvalorizações.
Vamos supor que uma empresa oferece uma subscrição mensal básica por $10 e uma subscrição premium por $40.
Se cinco clientes fizerem o downgrade do plano premium para o plano básico $10, a fórmula de cálculo da MRR do downgrade é a seguinte
Número de subscrições com downgrade * Diferença na taxa de subscrição = MRR com downgrade
5 * ($40-$10) = 5 * $30 = $150
Este mês, a empresa perdeu $150 com as descidas de nível dos clientes.
Cálculo da receita recorrente mensal líquida (MRR)
À medida que o negócio das subscrições se expande, é importante medir não só o MRR novo ou o churn, mas também todos os factores que contribuem para a alteração do MRR.
Só quando combinamos todos os cálculos do MRR é que podemos ter uma ideia exacta do que está a acontecer com o nosso MRR e porquê.
Para que uma empresa possa tomar decisões comerciais informadas, deve analisar a sua receita líquida mensal recorrente.
A receita recorrente mensal líquida é a soma das contas existentes, actualizadas e recentemente adquiridas, subtraindo simultaneamente o valor perdido das contas encerradas ou desclassificadas.
Digamos que o MRR existente é $8000, o novo MRR é $2000, o MRR de reativação é $200, o MRR de expansão é $500, o MRR de churn é $500 e o MRR de downgrade é $150.
A fórmula de cálculo da MRR líquida é a seguinte:
MRR de novos clientes + MRR de reativação + MRR de expansão - MRR de churn - MRR de downgrade = MRR líquido
$600 + $200+ $3000 – $2000 – $150 = $1650
Como calcular a taxa de crescimento da MRR líquida?
A taxa de crescimento da taxa líquida de rendibilidade compara a taxa líquida de rendibilidade atual com a taxa líquida de rendibilidade do mês anterior.
Com este KPI, a empresa pode monitorizar se o negócio mensal é bem sucedido e está em linha com os seus planos e previsões de negócio.
A fórmula de cálculo da taxa de crescimento da taxa líquida de rendibilidade é a seguinte:
[(taxa de crescimento da taxa de crescimento líquida atual - taxa de crescimento líquida do mês anterior) / taxa de crescimento líquida do mês anterior] x 100 = taxa de crescimento da taxa de crescimento líquida
[$1650 - $1000 / $1000] x 100 = 65%
O total de MRR líquido para este mês é $1650, e a taxa de crescimento de MRR líquido em comparação com o mês anterior é 65%.
Receita Mensal Recorrente Bruta (MRR)
A receita mensal recorrente bruta (MRR) é a receita mensal total de uma empresa com pagamentos recorrentes.
É a soma das receitas existentes no início do mês com as receitas mensais líquidas recorrentes nesse mês.
A fórmula da receita recorrente mensal bruta é a seguinte:
RMC existente + RMC líquida = RMC bruta
$8000 + $1450 = $9450
O MRR bruto total para este mês é $9450.
Receita recorrente mensal (MRR) vs. Receita recorrente anual (ARR)
Por vezes, especialmente nos modelos de negócio SaaS, algumas empresas podem registar apenas o ARR, apenas o MRR, ou mesmo misturar um ou outro e criar confusão.
Mas a ARR não é apenas a MRR multiplicada por 12 meses.
A receita recorrente anual mede a receita ao longo de um ano e não de um mês, enquanto a MRR mede a receita recorrente gerada em cada mês.
A ARR é utilizada para prever a receita recorrente anual para os próximos 12 meses, assumindo que não ocorrem alterações na sua base de clientes.
A receita recorrente anual é mais adequada para determinar a receita a longo prazo, enquanto a MRR ajuda na avaliação a curto prazo.
Para mais informações, leia o nosso blogue sobre receita anual recorrente.
Diferença entre Booking e MRR
Reserva é uma medida que mostra o valor monetário de um negócio efectuado com um potencial cliente durante um período específico.
De acordo com o princípio do reconhecimento de receitasSe o seu cliente não tiver uma reserva, a reserva é considerada o total de todas as receitas prometidas à empresa.
As reservas representam o compromisso dos clientes de pagar pelos serviços ou produtos e não requerem necessariamente um contrato.
O contrato é geralmente desnecessário, uma vez que funciona com base num princípio de "promessa".
Quando um cliente efectua uma reserva, esta não é considerada receita porque ainda não foi prestado qualquer serviço.
Além disso, nessa altura, a empresa ainda não tinha recebido qualquer dinheiro, pelo que o contrato estava apenas reservado, não realizado.
O MRR, por outro lado, apenas tem em conta os contratos assinados que garantem que a receita será cobrada mensalmente.
Com o MRR, um duodécimo é reconhecido todos os meses ao longo de um contrato de 12 meses.
O MRR precisa de ser transformado em mensal, pagamento recorrenteNormalmente, as suas despesas são repartidas ao longo do ano.
As receitas mensais recorrentes proporcionam uma imagem de receitas previsíveis e incentivam uma relação contínua entre a empresa e os clientes.
MRR em modelos de negócio baseados em subscrição
O modelo de negócio de subscrição baseia-se no contrato entre uma empresa e o cliente.
O cliente concorda em efetuar pagamentos recorrentes por serviços durante um determinado período e a empresa fornece esses serviços a tempo e horas.
A empresa continuará a prestar serviços se o cliente respeitar este horário.
Empresas como a Microsoft 365 oferecem subscrições anuais e mensais.
O Microsoft 365 oferece soluções para empresas e indivíduos que pretendem utilizar estes serviços para prosperar no seu trabalho.
A principal diferença entre os modelos de subscrição mensal e anual é o preço.
Os clientes que pretendam um pacote familiar anual têm de pagar $99,99.
Se dividirmos $99,99 por 12 meses, obtemos o preço de $8,33 por mês.
Os clientes só obtêm este preço se subscreverem uma assinatura anual.
Se optar por uma assinatura mensal, terá de pagar $9,99 por mês.
Assim, a diferença entre as subscrições mensais e anuais seria de quase $2.
A Microsoft pretende persuadir os seus clientes a subscreverem assinaturas anuais para "pouparem dinheiro" quando, na realidade, esta é a tática para reter e vincular os clientes por um período mais longo.
Conclusão
No papel, uma subscrição mensal é melhor para as receitas da empresa, uma vez que o preço é mais elevado.
Mas apenas se mantiver a utilização do produto durante um ano inteiro, sem reduções e cancelamentos.
Com uma subscrição anual, uma empresa pode ter a certeza de manter o cliente durante, pelo menos, um ano, obtendo assim uma maior retenção de clientes.
Só com um cálculo correto das receitas mensais recorrentes é que uma empresa pode ver se a sua decisão de oferecer subscrições mensais e anuais com desconto se justifica.